Minha casa, minha vida. Simulador de financiamento passo a passo

O programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal pretende investir 34 bilhões de reais para que milhões de brasileiros tenham acesso à casa própria. Em alguns Estados, vários brasileiros já estão concretizando o sonha da casa própria.

“Seguindo as medidas do programa habitacional do governo Minha Casa, Minha Vida, o primeiro imóvel comercializado no estado foi um apartamento do Residencial Rios da Serra.
O corretor imobiliário responsável pela venda, Daniel de Oliveira, conta que o comprador conseguiu abater R$ 15 mil no valor do imóvel, o que representa um desconto aproximado de 27%.
Fonte A Gazeta.

Neste raciocínio resolvi postar aqui uma simulação e mostrar um passo a passo do simulador de financiamento da Caixa Econômica Federal.
Apesar do simulador da Caixa ser bem intuitivo, algumas pessoas ainda tem algumas duvidas, então não custa repassar, vejamos:
Simulador de Financiamento da Caixa Econômica Federal
Site da Caixa: http://www.caixa.gov.br/
Link direto para o simulador: clique aqui

Depois de clicar no link, irá se abrir uma janela no formato pop up. Ali você deve começar a inserir seus dados. Como eu disse, o preenchimento é muito intuitivo, porém alguns dados interferem no resultado final, como por exemplo; imóveis comerciais tem um prazo menor de financiamento e as taxas de correção também são diferentes. A data de nascimento do participante do contrato que possui maior idade também tem influência no calculo.
Nesta simulação, estou colocando dados para conseguir enquadrar o financiamento no Programa Minha Casa, Minha Vida. Com os seguintes dados: imóvel residencial, novo, renda familiar de R$ 1.500,00 e a data de nascimento do participante de maior idade com aproximadamente 35 anos.
  Já estamos quase no final.
Depois de clicar em calcular, vamos receber do simulador mais algumas opções, mas a simulação propriamente dita já esta pronta.

ATENÇÃO – Agora começa a ficar interessante, repare no item “Valor subsídio complemento - R$ 15.420,00”. O que é isso? Este valor subsídio complemento é exatamente o que diz; trata-se de um subsídio para a compra da casa própria que o Governo, através do programa Minha Casa, Minha vida está disponibilizando aos que se enquadram nas regras. Vale lembrar que o subsídio só é concedido para este programa habitacional.
Trocando em miúdos, um imóvel que antes lhe custaria R$ 70.000,00, com esta “ajuda” sai por R$ 54.480,00. É como se você estivesse recebendo um desconto de 22%, fantástico, não acha? Num outro calculo que fiz aqui, diminui a renda familiar, coloquei R$ 1.300,00 e não R$ 1.500,00 por mês, e o desconto chegou a 25%. Acredito que com a ajuda de um gerente especializado da Caixa, você também possa atingir o desconto que nosso amigo conseguiu, segundo a reportagem citada no começo deste post, onde o comprador obteve um desconto de 27%!

Clique em avançar e veja o próximo passo.
Escolha a opção desejada, neste caso, vamos escolher Carta de Crédito FGTS – Minha Casa, Minha Vida.

 
Agora escolha o valor de sinal que você dispõe ou que pretende investir no momento e também o prazo do financiamento. Neste caso o prazo máximo é de 300 meses. Na simulação estou dando R$ 5.000,00 de sinal e prazo de 300 meses, mas isso é uma questão de adaptação a realidade de cada um.




Mas continuando no tutorial, clique agora em CET – PLANILHA, e veja os valores das prestações, ali estão os valores desde a primeira até a última prestação. Saiba que há correção, mas a taxa é campeã, menor do que a caderneta de poupança inclusive. O sistema é o Sacre, onde as parcelas vão diminuindo de acordo com o tempo, assim o comprador vai eliminando os juros logo no começo e evitando o crescimento do saldo devedor.




E é isso, espero ter ajudado neste aspecto.
Conheça aqui no meu blog também as regras fundamentais do programa e descubra em qual delas você se enquadra.
Clique aqui:
Regras do Programa

Nenhum comentário:

Postar um comentário